quinta-feira, 19 de abril de 2012

Trabalhar em São Paulo

Estereótipos existem, mas isso não significa que devemos sempre concordar com 100% do que é dito. Todo o Brasil tem a imagem de que as pessoas que trabalham em São Paulo são estressadas, preocupadas e não param um só segundo para relaxar, o que não poderia estar mais longe da verdade, apesar de a cidade ter esse andamento rápido que só quem vive nela entende.

Vou falar aqui de alguns equívocos relacionados a um dia tradicional de trabalho na cidade:


Muito trânsito!

A não ser que você more muito perto do local onde você trabalha, ou trabalhe em casa, você pega trânsito diariamente para chegar. Felizmente, muitas pessoas têm as opções anteriores e nem todo paulistano vive amaldiçoando as Marginais a caminho do trabalho. Eu conheço muitas pessoas que moram de aluguel e mudam de casa sempre que mudam de emprego (para morar mais perto) ou que trabalham em esquema home-office. De todos os trabalhos que eu tive em São Paulo, somente um me obrigava a pegar mais de um ônibus. Três dos meus cinco empregos na cidade eram perto da minha casa. Uma coisa boa de São Paulo é que existem empregos em todos os lugares, e não um ou dois bairros privilegiados, ao contrário do que acontece na maioria das outras cidades do país.


Almoço rápido

A impressão que se tem é a de paulistanos almoçando um sanduíche na mesa do computador ou enquanto correm pela Bolsa de Valores! Apesar de muitas vezes isso acontecer, o mais comum é cada pessoa eleger seus dois ou três restaurantes de preferência mais próximos do trabalho e almoçar sempre por ali, especialmente se a empresa oferecer desconto para os funcionários (através de convênios). Quem trabalha em bairros com uma variedade maior, pode se dar ao luxo de almoçar cada dia em um lugar diferente, o que é uma das coisas mais legais da hora do almoço! Além disso, quem tem um tempinho a mais consegue dar uma voltinha pelas livrarias, shoppings e outros lugares disponíveis por perto.

Uma coisa é certa: paulistanos curtem a hora do almoço porque é um momento de lazer no meio do dia, onde se aproveita para fazer compras, resolver pepinos no banco e conhecer comidinhas diferentes.


12 horas de trabalho diárias

Apesar de algumas profissões realmente terem essa rotina absurda (os publicitários que o digam!), o horário de pico entre às 8h e às 18h no trânsito reflete a realidade. Eu sou publicitária e já fiz muita hora extra, assim como já tive emprego de bater o ponto diariamente às 18h01. Não é regra todo mundo trabalhar que nem um louco todos os dias e, se faz isso, ou é porque gosta ou então é uma fase que está tentando superar muito em breve.

O fato é que a maioria dos paulistanos enfrenta uma loucura diária por fazer MUITA coisa fora do trabalho. Então, além de perder um tempinho no trânsito pela manhã e de noite, ainda tem tempo para fazer faculdade, cursos, ir ao cinema, estréias, lançamentos de livros, noite de autógrafos, peças de teatro, casamentos em plena terça-feira e muito mais! Se for assim, então são bem mais que 12 horas diárias mesmo!

São Paulo pode ser o caos, mas eu adoro o caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário